Municípios da microrregião têm 60 dias para operar bases do SAMU

A portaria nº 356, do Ministério da Saúde, dentre outras providências, estabeleceu que os 18 municípios da microrregião de Irecê têm 60 dias para colocar em operação as bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). O assunto foi tema de reunião entre secretários de Saúde, representantes das cidades e gestores da Central de Regulação de Irecê.

Na oportunidade, o coordenador médico do SAMU 192, Agostinho Ribeiro, fez palestra e esclareceu dúvidas sobre os pré-requisitos para inicialização do serviço de atendimento. “Os itens mais importantes são qualificação do SAMU no município, montagem da estrutura física da base, contratação de pessoal e habilitação das ambulâncias, o que inclui emplacamento e seguro”, destacou.

A microrregião engloba as cidades de Lapão, Ibititá, Ibipepa, Barra do Mendes, Canarana, Barro Alto, América Dourada, João Dourado, Cafarnaum, São Gabriel, Jussara, Central, Itaguaçu, Xique-Xique, Presidente Dutra, Uibaí, Gentio do Ouro e, claro, Irecê que será responsável pela regulação do serviço em toda área.

De acordo com Sheilla Neves dos Santos, coordenadora geral do SAMU de Irecê, a central começou a tomar todas as providências para atender a nova demanda. A portaria é de 8 de abril deste ano e está disponível no endereço eletrônico http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2013/prt0356_08_04_2013.html

Saúde - 12 de abril - 2013 às 09h56
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018