Campanha de combate à violência sexual em Irecê leva ações para alunos do município

Na semana de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil, e integrando as ações da campanha “Faça Bonito”, que acontece até o dia 22 de maio, a Prefeitura de Irecê está promovendo nessa sexta-feira (18) no Colégio Odete Nunes Dourado, rodas de conversa, palestras, debates, além de oficinas com a participação de assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros profissionais.


 
Realizadas pela Secretaria de Assistência Social e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e voltadas aos alunos e convidados, as ações contam com o apoio de diversas entidades como Cras, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, CRM, Nasf, Nuca e CMDCA. “Essa campanha tem como principal objetivo falar sobre a violência sexual pois recebemos essas vítimas no Creas para atendimento tanto individual, quanto ao acompanhamentos de famílias, e entendemos a importância de não silenciar esse tipo de crime”, explicou a coordenadora do Creas, Arleide Moreira. “Essa violência sexual, no abuso ou na exploração, é um tipo de crime que não podemos deixar silenciado, pois traz como resultado não apenas as marcas físicas, deixam as marcas psicológicas e emocionais”.


 
Segundo a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, cerca de 13 crianças são exploradas sexualmente no Brasil. Só nos anos de 2015 e 2016, 37 mil casos de denúncias de violência sexual na faixa etária de zero a 18 anos foram recebidas pelo Disque 100. “Temos um número de 527 mil pessoas estupradas no Brasil por ano, sendo que 89% dos casos são mulheres, e 70% são crianças e adolescentes, por isso precisamos abordar sim questões de gênero e machismo”, destaca a advogada e membro da Comissão da Mulher da OAB Subsessão Irecê, Laís Abreu, durante palestra no colégio Odete.


 
Em Irecê, as denúncias podem ser feitas através do Disque 100, Conselho Tutelar, Delegacia comum e Ministério Público.

Prefeitura - 18 de maio - 2018 às 15h49
netools comunicação digital
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018