Golpe do Bolsa Família se espalha no WhatsApp: 600 mil brasileiros afetados

Ameaça induz usuários a instalarem apps maliciosos que podem roubar dados pessoais. Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, chama atenção para cuidados que os usuários devem tomar para não se tornar vítimas do golpe

Golpe-do-Bolsa-Famlia-se-espalha-no-WhatsApp-600-mil-brasileiros-afetados

Golpe no WhatsApp utiliza nome do Bolsa Família para atrair cliques (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Um novo golpe no WhatsApp usa o programa Bolsa Família, do Governo Federal, para enganar usuários. A ameaça antingiu mais 600 mil brasileiros em menos de 24 horas. De acordo com a equipe de segurança da PSafe, especializada em cibercrimes, o mecanismo é similar ao de outros golpes no mensageiro, como a falsa promoção de créditos para celular e a campanha que envolvia álbuns da Copa do Mundo.

O link malicioso tem como alvo beneficiários do Bolsa Família que ainda possuem o cartão do programa. A mensagem, que promete uma quantia em dinheiro, chama atenção pelos erros de português e pelo endereço na pré-visualização, que termina com o domínio ".gov.br", utilizado pelo governo.

O roteiro do Golpe do Bolsa Família no WhatsApp -  Ao clicar no link da suposta ação do Bolsa Família, o usuário é levado a responder três perguntas. Em troca, há a promessa de recebimento do valor de R$ 954. As questões são: “Você possui o cartão bolsa família?”, “Você recebe todo mês?” e “Você conhece amigos ou parentes que recebe?”. Ao terminar o questionário, a vítima é encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento do falso benefício com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp.

Por fim, os hackers direcionam o usuário a fazer o download de aplicativos que, de acordo com a PSafe, podem infectar o celular e expor dados pessoais, como senhas e informações financeiras.

Publicado originalmente no site especializado em tecnologia TechTudo

Social - 26 de abril - 2018 às 12h36
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018