Irecê sedia encontro territorial sobre desenvolvimento rural

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu nessa quarta-feira, no auditório da Uneb, uma ação para apresentar as ações da pasta aos gestores municipais e pactuar com as prefeituras estratégias, para fortalecer o desenvolvimento rural no estado. O evento contou com a presença do Prefeito de Irecê, Elmo Vaz, além de secretários e demais gestores do município.

Segundo Elmo Vaz, Irecê é um polo de serviços, comércio, serviços de educação e comércio. “Apesar da nossa pequena extensão geográfica, a agricultura continua sendo fundamental e estratégica para o nosso município, é a base de nossa economia”, explicou. Na ocasião, o gestor defendeu um modelo onde haja assistência técnica, água e condições para o agricultor produzir de forma sustentável. “Vejo as políticas de revitalização da bacia do rio São Francisco como fundamentais para a nossa região".

Ainda segundo Elmo a economia local depende do campo. “Nós temos uma Secretaria de Agricultura que apoia projetos de aração, assistência técnica, produção de orgânico, quintais produtivos e outros específicos sobre restaurantes rurais, para promovermos o turismo rural”, explicou. “A SDR, com este diálogo, traz possibilidades de fazer parcerias com o Governo do Estado. Estamos nos capacitando para receber um conjunto de políticas públicas. Esta é uma parceria profícua, que tende a crescer, justamente, por estarmos no início de um governo municipal, um novo momento".

Jazon Júnior, secretário de Agricultura de Irecê, salientou que ação integrada entre entes federados é importante porque a assistência técnica, o desenvolvimento rural, assim como uma série de outras politicas públicas devem acontecer de forma articulada. "Essa construção remete a um novo modo de pensar as políticas públicas. Estamos unindo esforços de forma coletiva, potencializando o trabalho que já estamos desenvolvendo. Vamos agora tratar de estabelecer convênios, criar fundos para que possamos implantar o sistema proposto".

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o objetivo do encontro foi intensificar a articulação de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) e do Serviço Municipal de Apoio à agricultura Familiar (Semaf). “A Bahia é o estado que possui o maior número de famílias vivendo da agropecuária, atividade responsável pela produção de 77% dos alimentos saudáveis que chegam a mesa dos baianos”, destacou “A Agricultura Familiar responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões, e responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa das famílias baianas e por 81% da mão de obra das famílias no campo”, finalizou.

Governo - 16 de março - 2017 às 10h10
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2017