Prefeitura de Irecê - Na semana da Luta Antimanicomial, Caps Dias Melhores promove Ciclo de debates abordando Saúde Mental

Em meio aos 30 anos da Luta Antimanicomial, a Prefeitura de Irecê, em parceria com a FAI, promoveu, na manhã dessa quinta-feira (17) no Centro Paroquial, um Ciclo de Debates.  A ação integra uma série de atividades realizadas pelo Caps Dias Melhores, por meio da Secretaria de Saúde, na Semana da Luta Antimanicomial, que vai até essa sexta-feira (18).

Integrando a mesa, a assistente social e apoiadora de Saúde Mental na base regional de Irecê, Marlúcia Rocha citou a importância da Luta Antimonicamial por se tratar de um movimento a favor da cidadania e liberdade da pessoa portadora de sofrimento mental. “É antimanicomial porque o objetivo principal da luta é tratar o indivíduo em liberdade, sem exclusão ou confinamento, sem estigmatizar, e para isso estamos na luta há 30 anos, usando o dia 18 de maio como estratégia para lembrar à sociedade que precisamos tratar das pessoas em sofrimento mental de forma humanizada e livres”.

Coordenadora do Caps Dias Melhores, Vera Matos relembra que na Semana da Luta Antimanicomial anterior a campanha teve como mote o carnaval de rua. “Após uma análise, optamos em produzir o primeiro ciclo de debates sobre a luta antimanicomial e Saúde Mental como um todo para incluir profissionais das áreas de saúde e juntos trocarmos ideias para ajudar a conduzir a saúde mental na nossa região, pois sentimos a necessidade de amadurecimento ao tratar o sofrimento mental”.

Já para o mestre em Psicologia Cognitiva, Rodrigo Damasceno, “é preciso articular as redes, não só através das redes cuidado, a exemplo do Caps, como também as escolas, universidades, Cras, Creas, para que possamos articular uma grande rede inserindo o sujeito em sofrimento psíquico de volta ao território, à família”. “Esperamos conseguir tornar esse movimento cada vez maior para que tenhamos uma conscientização mais forte e precisa no nosso território”, concluiu.

Integraram a mesa do ciclo de debates o médico psiquiatra, Carlos Camacho, a assistente social e apoiadora de Saúde Mental do território, Marlúcia Rocha, mestre em Psicologia Cognitiva, Rodrigo Damasceno, representando o prefeito Elmo Vaz, a primeira-dama Cynara Barbosa, entre outros.

Saúde - 17 de maio - 2018 às 18h28
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018