Prefeitura colabora com SECTI e IFBA para reativar Usina de Biodiesel

Uma importante estrutura produtiva instalada em Irecê está em vias de voltar ao funcionamento. A usina de biodiesel instalada no Campus Irecê do Instituto Federal da Bahia (IFBA) recebeu na última quinta-feira (8) a visita de uma técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), a fim de viabilizar a reativação do equipamento. Ela foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente, Francisco Borges e servidores do IFBA.

De acordo com o secretário, a Prefeitura propôs ao IFBA a reativação da usina para reciclar óleo de cozinha utilizado em estabelecimentos comerciais e residências para transformá-lo em biocombustível, além de fabricar sabão com os resíduos da produção. Outra proposta é o uso do biocombustível para abastecimento de veículos da sua frota e agregar grupos de economia solidária para produzir sabão com os subprodutos da produção na usina.

"Além dessas propostas, outra conquista que deverá vir dessa iniciativa é a proteção ambiental decorrente da diminuição da contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além do efeito benéfico para as tubulações da rede de esgoto, que não vão mais entupir com óleos diversos", explica Francisco. Nas próximas semanas, novas reuniões com os órgãos interessados darão seguimento ao plano.

Unidade Produtiva - A Usina de Biodiesel do IFBA Irecê, que chegou a funcionar em fase de teste, mas não entrou em operação permanente, foi construída pela União em parceria com o SECTI, o IFBA e a Prefeitura de Irecê. A estrutura veio para fortalecer a estrutura do curso técnico em biocombustíveis, implantado na cidade em 2012.

Meio Ambiente - 09 de março - 2018 às 16h12
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018