Prefeitura de Irecê - Prefeitura de Irecê canaliza 3,5 Km de esgotos em pouco mais de um ano

Prefeitura de Irecê canaliza 3,5 Km de esgotos em pouco mais de um ano

“Nós moramos 15 anos aqui, à beira do esgoto. Hoje, graças a Deus não tenho mais dor de cabeça por conta do mau cheiro e meu netinho Kailan, de 1 ano e 6 meses, já não tem mais febres, que eram constantes”, comemora Dona Ivoneide Sales Gomes, uma das beneficiadas pela obra realizada no bairro São Francisco.

Em pouco mais de um ano a Prefeitura de Irecê já canalizou 3,5 quilômetros de esgotos, que antes corriam a céu aberto. A ação é uma demanda histórica, que contribui diretamente na melhoria da saúde população, e já aconteceu nos bairros Shampoo Charme, Iêdas I, II e III, Ginásio de Esportes, Fundação Bradesco e São Francisco.

De acordo com o prefeito Elmo Vaz, as obras foram realizadas com recursos próprios. “A Prefeitura está buscando a liberação de recursos junto ao Governo Federal para expandir essas obras e enfim implantar o projeto de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos em Irecê”, explica. “Fomos recentemente ao Ministério das Cidades, onde apresentamos ofício assinado pelo governador Rui Costa, que autoriza o município a executar as obras”, explica o gestor.

Elmo Vaz explica cidades do porte de Irecê, com população abaixo de 100 mil habitantes, possuem rede de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos apenas em conjuntos habitacionais, o que não contempla nem 5% da população. “Infelizmente, na Bahia, só existe rede de esgotos em cidades acima de 150 mil habitantes, como Barreiras, Vitória da Conquista e municípios do entorno de Salvador”, explica. “Essa é a nossa realidade, mas estamos o tempo inteiro invertendo a lógica: saneamento é saúde, pois previne doenças. Por isso fazemos questão de investir nessa área, mesmo sabendo que nem todos valorizam”.

Infraestrutura - 05 de março - 2018 às 16h14
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018