Prefeitura e Secretaria Estadual de Meio Ambiente discutem parcerias

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Francisco Borges, esteve na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) reunido o superintendente de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente (SEP), Luiz Luiz Antônio Ferraro e a diretora de Estudos Avançados em Meio Ambiente (Deama), Kitty Tavares, para discutir questões referentes à pauta ambiental municipal.

Na ocasião... foi discutido junto à Deama uma parceria para ofertar um curso de Fiscalização e Licenciamento para técnicos e gestores dos municípios que fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Irecê (CDS). A capacitação será sediada no município, com carga horária de 40h e com início previsto para março deste ano. "O curso possibilitará aos municípios uma atuação em conformidade às Leis Ambientais e baseada nos princípios éticos", afirmou Kitty, garantindo que no segundo semestre já estão agendados os cursos “Planejamento Ambiental Territorial” e “Avaliação Integrada de Impacto Socioambiental”, que vão proporcionar aos técnicos, gestores e conselheiros da área um preparo para evitar empreendimentos não planejados, que muitas vezes são penalizados após altos investimentos, por não condizerem com a realidade do Território.

O superintende da Sema, Luiz Ferraro, também destacou os usos dos recursos hídricos no município de Irecê, e avaliou a possibilidade de um convênio específico com o Cadastro Ambiental Rural do Estado da Bahia (Cefir). Para o titular da Semades, Chicão Borges, a parceria com a Sema trará uma qualidade nos serviços ambientais. "Além de capacitações fundamentais, contaremos ainda com dados atuais, extremamente pertinentes a um planejamento ambiental responsável no município de Irecê", afirmou.

Meio Ambiente - 20 de fevereiro - 2017 às 09h45
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2017