Prefeitura recebe equipamentos no lançamento do Plano Safra

Durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019, nessa segunda-feira (18), o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, recebeu das mãos do governador Rui Costa uma motoniveladora (Patrol), fruto de emenda do deputado federal Daniel Almeida e do senador Roberto Muniz, e uma caçamba, que será disponibilizada para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

Segundo o prefeito, as máquinas chegam em boa hora. “Estamos em um ritmo acelerado de obras, e esse equipamento vai ajudar e muito o nosso dia a dia”, destacou. “Quero agradecer ao governador Rui Costa por mais essa ação tão importante para a nossa Irecê”.

Durante o evento, Elmo Vaz assinou ainda o termo de adesão ao Programa Garantia Safra, que garante uma renda mínima a famílias de agricultores que sejam prejudicadas por falta ou excesso de chuva. “É uma ação importante para caso o município perca mais de 50% de sua produtividade. O agricultor recebe uma quantia para compensar o que ele não colheu”, destacou.

De acordo com o governador Rui Costa, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2018/2019 tem como objetivo estabelecer um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento dos produtores, como regularização fundiária, prestação do serviço de assistência técnica (ATER), apoio à reforma agrária e à agroindustrialização familiar, além de distribuição de mudas. “A Bahia tem o maior número de agricultores familiares do Brasil. A cada dia, a gente percebe a melhoria da qualidade, quantidade e comercialização do produtos da agricultura familiar. Com isso, nós vamos melhorando a renda no campo e o comércio, fortalecendo a economia da Bahia. Apostando na elevação da produtividade e da renda, podemos superar a secular pobreza que acompanha a Bahia", destacou o governador.

Ainda no evento, Rui entregou equipamentos e anunciou investimentos que somam mais de R$ 400 milhões. Foram entregues ainda 200 títulos de terra, oito títulos de domínio para comunidades remanescentes de quilombo, cinco títulos de reconhecimento de domínio municipal, 43 tratores e 1,7 mil barracas de feira livre padronizadas. Também foram autorizados o lançamento do Edital do Bahia Produtiva para requalificação de agroindústrias e duas chamadas públicas de Ater voltadas para mulheres e agroecologia, além do Projeto Bahia Cacau 2035, que tem como objetivo ampliar a produção de amêndoas de cacau na Bahia em 70 mil toneladas num período de cinco anos.

Infraestrutura - 19 de junho - 2018 às 07h56
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018