Prefeitura de Irecê - Profissionais de Saúde da Família participam de Fórum Perinatal promovido pela Rede Cegonha em Irecê

Enfermeiros e médicos das equipes de Saúde da Família, além de coordenadores da Atenção Básica, participaram nessa quarta-feira (25) do Fórum Perinatal da Rede Cegonha. Promovido pelo governo do Estado, o evento aconteceu em Irecê, no Auditório do Hotel Copa 70, e contou com a presença também de profissionais de outros municípios da região.

Médica pediatra e técnica da área de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Margareth Handam abordou a primeira semana de saúde integral. “Falamos de uma maneira geral sobre o que a Atenção Básica precisa fazer para que o bebê possa ser acompanhado de uma maneira adequada, e principalmente na triagem até o quinto dia de nascimento para que se possa ter uma boa avaliação”.

“Estamos saindo daqui hoje mais enriquecidos. Foi um momento muito importante para todos nós, onde os assuntos que achávamos já possuir uma certa perícia mostraram que sempre temos o que aprender”, destacou a enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Fundação Bradesco, Larícia Menezes. “Esse evento trouxe muito mais qualidade ao nosso cuidado profissional com os pacientes”, pontuou.

Segundo a coordenadora do setor de Atenção Básica de Irecê, e integrante da comissão do Fórum, Lívia Magna, a iniciativa é de muita importância para a região devido à quantidade de óbitos perinatal e à necessidade de mudanças dentro da assistência primária que é a Atenção básica. “Nesse fórum podemos perceber e identificar algumas falhas existentes no pré-natal, e através da doutora Margareth Handam foi apresentada a realidade de Irecê e região. Foi um evento de suma importância para enfermeiros e médicos constatarem o quanto a atenção primária é a grande alavanca para que não ocorram tantas mortes fetais”, destacou.

Saúde - 26 de abril - 2018 às 11h19
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018