Seminário de Gestão para Educação Permanente voltado à Saúde é promovido em Irecê

Com o objetivo de apresentar propostas estratégicas para a melhoria nos resultados assistenciais na Rede de Urgência (Atenção Básica, UPA, SAMU e Hospitais), aconteceu na manhã da última sexta-feira (10), no Auditório do IFBa, a apresentação do Projeto GEPPRAU (Gestão para Educação Permanente dos Profissionais da Rede de Atenção às Urgências). O projeto é desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde, e a região de Irecê foi a 25ª contemplada com o mesmo.

Para a coordenadora da Central de Regulação de Urgência (SAMU), Silvia Cláudia, “apesar de a rede possuir todos os componentes como hospitais, UPA, SAMU e Unidades Básicas de Saúde, ainda não temos um resultado assistencial adequado e esperado, com entraves na assistência integral e regulação de pacientes. E problemas como esses podem ser solucionados sem uma grande verba”. “Nossa ideia é que a partir da Educação Permanente possamos implementar Linhas de Cuidados Prioritários, que na nossa região compreendem as de trauma, AVC, IAM, respiratória, obstetrícia, saúde mental e oncologia”, explicou.

Profissionais de toda a região (PM, médicos, psicólogos, enfermeiros, fisoterapeutas, representantes das Instituições formadoras, bombeiros civis, dentre outros) participaram do seminário, que foi de suma importância na capacitação para o desenvolvimento de ações de Educação Permanente voltada à rede de urgência.

De acordo com a secretária de Saúde de Irecê, Ana Cácia Nunes, "a formação desse Núcleo de Educação em Urgência (NEU) Regional é fundamental, onde os profissionais de Saúde serão capacitados com o olhar à rede de urgência. Temos a Atenção Básica como principal porta de entrada da rede de urgência e ordenadora da assistência, contribuindo assim para que a UPA possa oferecer aos pacientes com maior risco uma prioridade na assistência levando em consideração a classificação de risco proposto pelo MS", salientou.

Saúde - 14 de novembro - 2017 às 11h18
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2017