STM Irecê e PM atendem demanda dos profissionais do setor de entregas e criam condições para regularização

Uma reunião nesta segunda-feira (22) pela manhã selou um acordo entre o poder público municipal, a Polícia Militar e os profissionais que atuam na entrega de mercadorias que utilizam carrocinhas (ou carretinhas) para a regularização dos equipamentos e das condições de trabalho. No encontro estiveram presentes o superintendente de trânsito e mobilidade de Irecê, Ronaldo Miron; o capitão Eric, da 1º Cia do 7º BPM em Irecê, os vereadores Fabiano Bia e Consuelo Dourado e representantes dos distribuidores de gás de cozinha que atuam na entrega de gás de cozinha e outros produtos perigosos.

O aspecto mais importante da reunião diz respeito ao transporte de produtos perigosos e/ou inflamáveis, como o gás de cozinha. De acordo com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), esse tipo de carga deve ser transportada com o auxílio do side-car (afixado lateralmente na motocicleta). Atualmente, a maior parte dos profissionais que realizam o serviço em Irecê utilizam as carrocinhas, inadequadas perante a legislação.

Após o diálogo e negociação entre as partes, ficou estabelecido um prazo de 3 meses, contando de hoje até o próximo dia 22 de janeiro, para que a categoria se organize e regularize o equipamento de trabalho de acordo com a regulamentação do Contran. Por sua vez, a Polícia Militar fará a fiscalização de forma flexibilizada, inclusive orientando os profissionais para a forma correta e segura para o transporte de botijões de gás e outras cargas perigosas.

De acordo com o superintendente da STM, Ronaldo Miron, o acordo se estende para todos os profissionais que atuam com entregas, sendo elas perigosas ou não. "Apesar do foco maior ter sido no transporte de gás de cozinha e outras cargas de alta periculosidade, queremos contribuir para que o setor como um todo atue de forma adequada e segura. O pessoal que transporta carga convencional com as carrocinhas também está no acordo, pois estas também precisam estar dentro das normas (luzes de sinalização, freios e outros equipamentos de segurança funcionando etc). Enquanto órgão que organiza o trânsito municipal, vamos colaborar da melhor forma possível para que o pessoal que atua nesse ramo trabalhe da forma mais segura e adequada", explica.

Trânsito - 23 de outubro - 2018 às 09h52
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018