Com apoio da Prefeitura de Irecê, ação chama atenção da sociedade para importância da doação de órgãos

Sexta, 06 de Setembro de 2019

Saúde

Foi realizada na manhã desta sexta (6), na Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho, uma sensibilização para a importância da doação de órgãos, ação da campanha batizada de “Setembro Verde”. Entre outubro de 2018 a junho deste ano, foram realizadas cinco captações no Hospital Regional, totalizando 26 órgãos doados. A proposta é aumentar esse número de doações.

A iniciativa do Hospital Regional aconteceu em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, também com apoio da Superintendência de Trânsito e Mobilidade (STM Irecê), e diversos outros parceiros, a exemplo da Escola de Enfermagem Andaraí; Faculdade de Irecê (FAI); Centro de Estudos, Formação e Assistência de Irecê; Clínica de Hemodiálise e Polícia Militar.

A secretária da Saúde, Dulce Nunes, enfatizou a importância da mobilização. “É uma ação de extrema relevância, que traz como objetivo chamar a atenção e conscientizar a todos para a doação de órgãos. Quando se doa órgãos, muitas vidas são salvas e novas esperanças são criadas. E nós abraçamos totalmente essa causa”, pontuou Dulce.

Além de conscientizar o público, a ação ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e atividades lúdicas no trânsito, alertando sobre a importância do uso do cinto de segurança e do capacete, com distribuição de materiais educativos.