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Em pouco mais de um ano e meio de gestão municipalizada, o trânsito de Irecê, a maior cidade da região, experimentou grandes aprimoramentos na acessibilidade, segurança e qualidade no tráfego de veículos.
A atual gestão, imediatamente após assumir a administração municipal, montou o órgão municipal de trânsito, ainda como Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) para cumprir a missão de cuidar do trânsito ireceense, historicamente de difícil controle. Após pouco mais de um ano e meio de atuação, a já reestruturada STM (Superintendência de Trânsito e Mobilidade) implementou várias ações que já melhoraram significativamente os índices de segurança e qualidade no tráfego local.
As melhorias no trânsito estão acontecendo de forma casada com o amplo investimento em infraestrutura urbana que a Prefeitura de Irecê está fazendo, por meio do Programa Municipal Urbaniza Irecê. Quase uma centena de vias urbanas receberam pavimentação. Uma delas, a Avenida Raimundo Bomfim, foi totalmente renovada com asfalto quente (CBUQ) e ganhou muito em qualidade para os condutores.
"Estamos trabalhando firme no desenvolvimento urbano, com várias obras de urbanização e também no trânsito, que era um setor carente de cuidados na história do nosso município. Implantamos o órgão municipal de trânsito, com autonomia e capacidade operacional, e estamos asfaltando mais de cem ruas e avenidas em menos de dois anos de trabalho. E vem muito mais por aí, nosso planejamento é amplo e de longo prazo para continuar desenvolvendo Irecê", afirma o prefeito Elmo Vaz.
A STM de Irecê já fez e continua fazendo várias ações para continuar desenvolvendo o trânsito municipal e aumentar ainda mais a qualidade de vida da população. Confira a lista de melhorias já implementadas em 20 meses de atuação:
1- Instituição da Superintendência de Trânsito Municipal (STM), com poderes e autonomia para cuidar do trânsito e administrando as verbas para aplicar em educação, sinalização em geral, engenharia de trânsito, conforme determina o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
2- Organização e fiscalização do sistema municipal de táxi e mototaxi, garantindo que os profissionais trabalhem de forma digna, evitando o transporte clandestino, e trazendo ainda mais segurança aos passageiros;
3- Implementação, manutenção e ampliação da sinalização vertical e horizontal no município, incluindo a instalação e expansão da rede de semáforos;
4- Apoio aos eventos públicos, através de fechamentos, bloqueios e escoltas, garantindo a segurança de todos os participantes;
5- Implementação do sistema de Zona Azul, garantindo a democratização e disponibilização das vagas e fluidez do trânsito de veículos na área central da cidade;
6- Instituição do pátio e guincho municipal para dar apoio a fiscalização de trânsito, garantindo o direito de todos os usuários das vias públicas;
7- Instituição do sistema de capacitação continuada para os condutores de veículos oficiais;
8- Realização do concurso público para os agentes de trânsito municipal, que já estão atuando como polícia administrativa de trânsito, de forma educativa, fiscalizatória e punitiva, garantindo o cumprimento das normas de circulação, parada e estacionamento nas vias públicas da cidade;
9- Implementação do sistema de fiscalização eletrônica (radares) nas vias em que mais ocorrem acidentes, para garantir que os veículos transitem em velocidade segura e ao mesmo tempo com mais fluidez, graças a retirada dos antiquados redutores de velocidade, os famigerados quebra-molas;
10- Campanhas educativas em whatsapp, redes sociais e vias públicas, além de palestras de conscientização sobre segurança no trânsito;
11- Criação do perfil do órgão de trânsito em redes sociais como Facebook e Instagram, passando informações em tempo real com avisos sobre as mudanças no trânsito, obras em vias públicas e dicas em geral;
12- Instituição e treinamento da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), garantindo o direito de todos usuários recorrerem de multas aplicadas;
13- Publicação da portaria de carga e descarga, garantindo o ordenamento do fluxo de caminhões nas vias centrais da cidade.
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