Grupo de Capoeira Arauna recebe Certificado de Honra do Esporte por conquistas no Mundial de Capoeira

Vanessa Dourado/ASCOM
Vanessa Dourado/ASCOM

Nesta sexta-feira (7), a Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, homenageou o Grupo de Capoeira Arauna com o Certificado de Honra do Esporte. A honraria simboliza o reconhecimento pelos feitos inéditos conquistados pela equipe durante o 12º Campeonato Mundial de Capoeira do Grupo Muzenza, uma das competições mais prestigiadas da modalidade no mundo.

 

Com 30 anos de trajetória, o grupo segue promovendo a formação cidadã e a valorização da capoeira. No torneio, realizado entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro em Curitiba, o grupo levou nove atletas, conquistando seis pódios e reafirmando o talento da capoeira ireceense no cenário mundial.

 

2DOPmzB.md.jpg

 

Resultados dos atletas do Grupo Arauna no Mundial:

 

*Bernardo Araújo (Alfinete) – 1° lugar, bicampeão

*Renata Aline (Gentileza) – 2° lugar, bicampeã

*Dolores Silva (Maior) – 2° lugar, bicampeã

*Ícaro Reis (Cabelin) – 1° lugar, campeão

*Uadili Carvalho (Javali) – 2° lugar, campeão

*Bianca Bonfim (Branquela) – 3° lugar, campeã

*Vitória Lopes (Alegria), Rodrigo Jonatha (Digão) e Kelvin Bernardo (Apressado) – Honra ao Mérito

 

2DOiNLP.md.jpg

2DOLgxp.md.jpg

 

O Mundial de Capoeira reuniu 520 atletas de 21 países e 24 estados brasileiros, reforçando a capoeira como patrimônio cultural e imaterial da humanidade. Para o Mestre Júnior, responsável pelo Grupo Arauna, as conquistas representam um marco na história do grupo e reforçam o compromisso com a evolução da capoeira. 

 

“Essa vitória representa uma sensação de dever cumprido e o aumento da responsabilidade com o trabalho a ser feito. Já temos um convite para disputar o campeonato europeu, e queremos chegar lá e chegar bem. Comemoramos 30 anos de trajetória e começamos 2025 com o pé quente, subindo ao pódio com seis atletas no mundial. Daqui para frente, não podemos deixar a peteca cair”, destacou.

 

2DOyB87.md.jpg

 

O secretário de Esporte e Lazer, Marcos Vinícius, enfatizou a importância do diálogo com os capoeiristas para fortalecer a modalidade no município. “Já estamos construindo uma parceria com a educação para inserir a capoeira em projetos voltados aos nossos alunos, especialmente os mais velhos, que muitas vezes não participam dessas atividades na escola. Além disso, colocamos no calendário oficial o primeiro Campeonato Municipal de Capoeira, que será realizado em novembro, dentro da programação da Semana da Consciência Negra, reunindo grupos de Irecê e da região”, explicou.

Fale conosco