W3C

Saúde
NOTA OFICIAL!
20/05/2020
 

Após a Secretaria de Saúde do Município de Irecê informar no dia 18/05, por meio de nota técnica, que três entrevistadores a serviço do Instituto Ibope Inteligência foram testados positivos para o Coronavírus na cidade, uma matéria veiculada em sites a nível nacional aventou a possibilidade de que os mesmos tenham sido contaminados após saírem do estado de São Paulo, informação baseada na fala de representante da pesquisa, que é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Vale esclarecer o tempo de permanência dos integrantes da equipe em Irecê: os mesmos chegaram à 1h do dia 14/05, foram a campo às 13h do mesmo dia e foram testados na tarde do dia seguinte, 15/05. Considerando que os testes rápidos detectam anticorpos, e que todos os protocolos do teste rápido da marca utilizada orientam seu uso após o sétimo dia de sintomas ou de contato com o vírus, presume-se que a infecção ocorreu antes do dia 14/05.

 

Quanto à confiabilidade dos testes rápidos aplicados, vale salientar que os mesmos foram fornecidos pela própria equipe de pesquisa, e são atestados pelo Ministério da Saúde. Outra informação importante é que dos 41 testes aplicados pelos entrevistadores em nossa população, todos tiveram resultados negativos.



Autor: