W3C

Assistência Social
Prefeitura de Irecê participa de Seminário de Avaliação do Programa “Criança Feliz”
04/02/2020

 

A convite do Ministério da Cidadania, representantes da Prefeitura de Irecê participaram nessa terça-feira (04), em Brasília, do Seminário da Avaliação do Impacto do Programa “Criança Feliz”, iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Estiveram presentes no evento o prefeito Elmo Vaz, o secretário de Assistência Social, Rafael Siddartha, a coordenadora Brisa Batista, e a visitadora Tais Pereira.

 

Segundo o prefeito Elmo Vaz, atualmente nove profissionais atuam no projeto. “É um programa importante, por estimular o vínculo entre a criança de 0 a 6 anos com suas famílias”, afirmou, destacando que cerca de 250 famílias são atendidas pelo “Criança Feliz” em Irecê.

 

O secretário Rafael Siddartha explica que o programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. “A ação busca envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos”, conta. “O “Criança Feliz” estimula a responsabilidade dos adultos que são referência para a criança no seu dia-a-dia, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida”.

 

O Programa promove também o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância e encoraja o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família. Outro papel importante do Criança Feliz é reforçar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, que ressalta a necessidade da integração de esforços da União, dos estados, dos municípios, das famílias e da sociedade no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.



Autor: