Primeiras vacinas contra a Covid-19 são aplicadas em Irecê
19/01/2021
Na tarde desta terça-feira (19/01), as duas primeiras pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Irecê: a técnica em enfermagem Regina Cardoso Almeida Machado, 42 anos, que atua no Hospital Regional e no PA Covid, e o enfermeiro Ueigla Batista Silva, 29 anos, que também atua no PA Covid Regional.

O ato simbólico aconteceu no Complexo do Hospital Municipal após recebimento de 1.100 doses da Coronavac, enviadas pelo Estado, que serão aplicadas a partir de amanhã em trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente do combate, e também em idosos e trabalhadores da ABAI – Associação Beneficente ao Ancião de Irecê.

“É com muita alegria que hoje estamos vivenciando esse momento tão esperado, depois de quase um ano de muita luta. Ainda temos muito trabalho pela frente, então gostaria de mais uma vez fazer um agradecimento especial a cada trabalhador da Saúde que esteve e continuará ainda por um tempo na linha de frente deste combate", disse o prefeito Elmo Vaz.

Ao todo, a Bahia recebeu cerca de 376 mil doses da vacina Coronavac, e a metade delas foi enviada aos 417 municípios do Estado para dar início à primeira fase da vacinação. A outra metade será enviada posteriormente para a aplicação da segunda dose, já assegurada.

Dentro das etapas da primeira fase, após a imunização dos profissionais de Saúde e dos idosos residentes na ABAI, serão imunizados idosos com mais de 75 anos. Conforme cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, confira as primeiras fases do plano de vacinação em Irecê, que acontecerá gradativamente, conforme o recebimento das próximas doses:

Fase 1: trabalhadores da Saúde, idosos que residem em asilos e idosos com mais de 75 anos.

Fase 2: idosos de 60 a 74 anos em qualquer situação.

Fase 3: indivíduos com comorbidades crônicas.

Fase 4: professores, profissionais das forças de segurança e do sistema prisional, e a população privada de liberdade.