Saúde de Irecê tem projeto selecionado para o “Mostra Brasil, aqui tem SUS”

Terça, 16 de Abril de 2019

Saúde

O projeto de Irecê “Escola de Postura: prevenção da lombalgia através da motivação da prática corporal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários” foi um dos 36 trabalhos selecionados pelo Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS/BA) para o evento 16ª “Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que será realizado no mês de julho, em Brasília, em um Congresso que vai selecionar 500 experiências exitosas distribuídas por todos os estados do país.

Segundo a secretária de Saúde de Irecê, Dulce Nunes, a Escola de Postura é um projeto criado pela Unidade de Fisioterapia de Irecê, sob o comando da fisioterapeuta Sormana Torres, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos usuários que inicialmente realizaram a fisioterapia ambulatorial por motivo de lombalgia. “Este projeto mantém o ganho adquirido em relação às dores lombar, e reinsere o usuário em sua vida social, devolvendo a autoestima”, explica. “Além disso, a ação amplia as vagas para o setor, tendo em vista que estes não retornam por recidiva ao tratamento ambulatorial, reduzindo os gastos aos cofres públicos, já que diminui consideravelmente o uso de medicamentos para dor e as consultas médicas”.

Ainda segundo a secretária, o projeto Escola de Postura traz grandes benefícios e contribui para o fortalecimento do SUS, “enquanto mediador da qualidade de vida dos portadores de lombalgia crônica que utilizaram o serviço da unidade de fisioterapia de Irecê”, finaliza.





Últimas Notícias