bat-papo Fale conosco

Fale conosco

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (74)3641-3116

  • E-mail

    irece.planejamento@gmail.com,

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas.

    Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 1 - Centro

  • Outros meios de contato

Governo
Audiência Pública apresenta metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025 e reforça compromisso com transparência e responsabilidade fiscal em Irecê
29/05/2025

A Prefeitura de Irecê, por meio da Controladoria Geral do Município, apresentou, na última quarta-feira (28), na Câmara Municipal, a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025. A audiência pública, prevista em lei, teve como objetivo demonstrar o cumprimento das metas fiscais e permitir o acompanhamento da população sobre a execução orçamentária da gestão.

 

O evento reuniu secretários municipais, vereadores, servidores e representantes de diversos setores da administração pública. Durante a apresentação, foram expostos os principais indicadores que medem o desempenho fiscal do município, como receitas e despesas totais, resultado primário e dívida consolidada. Todos os dados foram apresentados em linguagem acessível, buscando facilitar a compreensão do público presente.

 

Para Jamile Paz, controladora geral do município, esse tipo de iniciativa vai além de uma obrigação legal. “Tem sido uma gestão marcada pelo esforço contínuo em garantir transparência e eficiência. O cidadão tem à disposição ferramentas como o Portal da Transparência, que possibilita o acompanhamento detalhado da execução financeira e orçamentária. Isso comprova o nosso compromisso com a legalidade, a impessoalidade e, sobretudo, com o uso responsável dos recursos públicos”, afirmou.

 

Ainda segundo Jamile, a atuação da Controladoria impacta diretamente os serviços que chegam à ponta. “Trabalhamos nos bastidores, mas os efeitos aparecem no dia a dia das pessoas. Nossa fiscalização assegura que os investimentos em saúde, educação e infraestrutura aconteçam de maneira adequada, evitando desperdícios, garantindo a legalidade dos contratos e o bom uso do dinheiro público”, explicou.

 

O prefeito Murilo Franca destacou o papel da gestão fiscal responsável na construção de uma cidade mais justa. “Trabalhamos com seriedade e planejamento. A boa gestão dos recursos permite que a gente avance com obras, programas sociais, investimentos em saúde e educação, mesmo em tempos de dificuldade econômica. A população pode confiar, Irecê está no rumo certo”, declarou.

 

A prestação de contas seguiu todos os trâmites exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e reforça o compromisso da Prefeitura com a transparência e o controle social. “Momentos como esse são oportunidades para o cidadão entender como o dinheiro público está sendo utilizado. Buscamos apresentar os dados de forma clara, didática e acessível, para que mais pessoas se sintam parte do processo de fiscalização e tomada de decisão”, acrescentou a controladora.

 

A participação popular em audiências públicas ainda é um desafio em muitos municípios, mas em Irecê há um esforço para mudar esse cenário. A divulgação dos editais no Diário Oficial e nas redes sociais, bem como a linguagem mais simples nas apresentações, são estratégias que vêm aproximando a população da gestão. “Queremos que os cidadãos se sintam convidados a participar. Quanto mais gente acompanhando, mais forte se torna o nosso compromisso com uma administração aberta e eficiente”, pontuou o secretário de Governo, Aguinaldo de Freitas.



Autor: Tiago Mascarenhas

O que você achou da nossa página ?

  • Muito insatisfeito
  • Insatisfeito
  • Regular
  • Satisfeito
  • Muito satisfeito

Aviso: Prefeitura Municipal de Irecê utiliza ‘cookies’ para melhorar a sua experiência, conforme a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Leia nosso Termo de Uso.

X