Prefeitura de Irecê - Na semana de dia das mães, projeto Laços Que Unem é apresentado pela Prefeitura de Irecê

Projeto apresentou e pretende democratizar o sling, peça de transporte para bebês que traz inúmeros benefícios aos bebês e suas famílias, fortalecendo os vínculos familiares, além de facilitar a rotina das mães e pais na execução de tarefas

Gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz muito recentemente) e profissionais de Saúde participaram, nessa quinta-feira (10), na Praça CEU, da apresentação do Projeto Laços que Unem. Iniciativa da Prefeitura de Irecê, em parceria com o Canguru Sling João e Maria, o projeto iniciou nos PSFs Centro I e Centro II, e tem como objetivo inserir a prática do sling nas Unidades de Saúde do município, fortalecendo o vínculo familiar, entre outros benefícios. O projeto conta com suporte institucional das Secretarias de Assistência Social e Cultura.

Madrinha e orientadora científica do projeto, a primeira-dama Cynara Barbosa falou do encantamento que teve ao conhecer o Canguru Sling devido aos benefícios que a prática traz ao desenvolvimento do bebê. “Temos estudos mostrando que bebês prematuros, e também bebês a termo que utilizam o sling apresentam um desenvolvimento biopsicossocial maior, contribuindo para o fortalecimento do vínculo familiar, além de dar mais segurança, e facilitar o dia a dia das mães e pais na execução das atividades”, destacou.

“É com muito prazer que aceitei o convite para ser madrinha e orientadora científica desse projeto, focando na pesquisa, e estabelecendo indicadores para acompanhar os bebês que utilizam o sling em comparação àqueles que não usam”, pontuou Cynara, ainda reforçando a existência de estudos que comprovam as melhorias na saúde física, mental e emocional do bebê, das mães e famílias.

Mãe de Davi, hoje com seis meses, Suênia Alves dos Santos utiliza o sling desde que o bebê tinha 17 dias de vida. “Conheci o sling por uma amiga que trabalha no PSF, e isso só facilitou a minha vida. Meu filho não teve cólicas, refluxo, e eu ainda podia cuidar das coisas da casa já que minhas mãos ficam livres”, revelou.

Para a idealizadora do Canguru Sling e integrante do projeto Laços Que Unem, Patrícia Souza, “é importante a implementação desse projeto no município, que visa trazer benefícios a curto, médio e longo prazo dentro das famílias a partir do vínculo afetivo, assim como para o desenvolvimento neurológico, motor e cognitivo da criança”.

* A Prefeitura de Irecê agradece aos seguintes apoiadores pela participação no Projeto Laços Que Unem:

- Clifemina (Instituto Médico de Assistência à mulher)
- Cantor Murilo Lima
- Vereadora Meirinha
- Schincariol

Saúde - 10 de maio - 2018 às 16h41
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018