Prefeito Elmo Vaz faz balanço do seu primeiro ano de gestão

Em entrevista à Rádio Caraíbas FM nessa sexta-feira (22) o prefeito Elmo Vaz fez um balanço do seu primeiro ano de gestão. Na ocasião, o gestor desejou um bom fim de ano à população, agradeceu a toda a sua equipe pelo trabalho realizado, e afirmou que 2017 foi um ano de muito trabalho e aprendizado e desafiou. “Nenhuma outra gestão realizou tantas obras e ações em seu primeiro ano. É só comparar, os números não mentem”, destacou. “Tenho certeza que 2018 será ainda melhor”.


Entre as muitas ações realizadas pela Prefeitura de Irecê em 2017, Elmo destacou a Saúde no município. “Neste primeiro ano realizamos o maior Programa de Saúde da história de Irecê, o Voluntários do Sertão, com 46 mil atendimentos, incluindo 9.468 procedimentos odontológicos, 1.643 cirurgias oftalmológicas, 1.180 atendimentos pediátricos, 1.233 de ginecologia, 4.790 de enfermagem, 524 mamografias, 1.754 análises clinicas, 1.272 ultrassonografias, 454 cirurgias, 3.170 atendimentos farmacêuticos, além da entrega de 2.263 óculos de grau”, destacou. “Além disso, trouxemos o Odontomóvel para a cidade, que realizou 21.324 procedimentos odontológicos básicos e especializados”, completou, destacando que nesse ano aconteceu ainda mais de 1.200 cirurgias eletivas no Hospital Municipal, com recursos próprios, e em parceria com o Governo do Estado e o Projeto Voluntários do Sertão.


O prefeito aproveitou para anunciar que no dia 15 de janeiro será inaugurada a nova Casa de Apoio à Saúde do TFD em Salvador, e que a cidade está em negociação com o Estado para receber uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom). “Temos o desafio de criar uma Central de Marcação de Exames em Irecê, que vai ajudar a melhorar a saúde da nossa gente, junto com a recém-inaugurada Policlínica”, afirmou, lembrando ainda que em 2017 a Prefeitura também concluiu a obra e colocou em funcionamento o PSF do Bairro Novo Horizonte, além de ter realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) mais de 17 mil atendimentos médicos. “Investimos também na reabertura do Laboratório Municipal, que realizou mais de 14 mil exames, criamos o Laboratório Itinerante, que faz a coleta nos povoados e PSF’s, evitando que os usuários tenham que se deslocar até o Laboratório Central, reduzindo filas e proporcionando mais comodidade aos pacientes; e reativamos o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) com a contratação de profissionais especializados. Foram realizadas mais de 22 mil consultas de enfermagem e mais de 40 mil consultas médicas nas Unidades de Saúde da Família (PSF’s) e mais de 52 mil atendimentos na UPA”.


Sem fugir de questionamentos, o gestor ainda lembrou que na área da infraestrutura a Prefeitura de Irecê executou mais de dois mil metros de rede de esgotos no loteamento Paulo Freire, e nos bairros Novo Horizonte, Paraíso e no Ieda I. “Além disso, canalizamos com manilhas de concreto armado 650 metros do esgotão do Shampoo Charme, uma demanda histórica da nossa cidade, e vamos entregar amanhã a primeira etapa da canalização do esgoto que logo deixará de existir no bairro São Francisco, totalizando 3km de esgoto”, disse. “Essa é uma demanda histórica que estamos resolvendo”


Elmo lembrou ainda que realizou obras de macrodrenagem do povoado de Umbuzeiro, aplicando mais de 300 toneladas de massa asfáltica em operação tapa-buraco na cidade, e fazendo a manutenção das estradas de Angical e Itapicuru. ”Recuperamos ainda todos os convênios que estavam parados e iniciamos a pavimentação asfáltica nos bairros Shampoo Charme e Paraíso, e também pavimentamos com asfalto a área do Mercadão (agora conhecido como Circuito Zé Bigode)”, afirmou. “Esse ano o bairro do Alto do Moura e os povoados de Queimada do Floriano e Meia Hora receberam três quadras poliesportivas com arquibancadas, com contrapartida do município. Também concluímos, com recursos próprios, a quadra coberta do Colégio Antônio Carlos Magalhães, obra iniciada há mais de seis anos, e retomamos e estamos concluindo a obra da Praça da Juventude, também iniciada há mais de seis anos”, completou, destacando ainda a revitalização da Praça da Bíblia, Arnóbio Batista, dos Reis e da Rodoviária, e a troca de mais de duas mil lâmpadas em ruas e praças, e o melhor serviço de limpeza pública dos últimos anos no município, com faxinaços em diversos povoados e bairros.


O prefeito de Irecê comemorou ainda o início da operação do aterro sanitário da cidade, uma demanda histórica que finalmente saiu do papel. “O tão sonhado Aterro Sanitário de Irecê já é realidade. Depois de uma batalha de quase dez meses, finalmente obtivemos a licença de operação do mesmo”, afirmou o prefeito. “Irecê vira uma página da sua história, deixando, a partir de agora, de jogar resíduos no antigo lixão, localizado na região do povoado de Umbuzeiro”.


Perguntado sobre a saúde financeira do município, Elmo destacou que apesar das dificuldades vividas pelos municípios baianos, as contas vão bem. “Pagamos todos os salários antecipados de efetivos, bem como os 13º. Inclusive estamos pagando hoje, antecipados, os salários de dezembro”. Sobre a Educação, o gestor enumerou as ações. “Inauguramos em maio a escola de Itapicuru, abandonada há mais de cinco anos, implantando a primeira Escola de Tempo Integral e Integrada no Campo; além de ter tornado a Tenente Wilson também em Escola de Tempo Integral e Integrada. Colocamos em funcionamento a Creche Alice, no bairro Paraíso, com asfaltamento da rua da escola. Investimos na requalificação da alimentação escolar”, afirmou. “Tenho muito orgulho da inauguração do novo CERMULT, agora com uma casa ampla e com piscina, atendendo melhor aos estudantes da que necessitam de cuidados Educacionais Especiais, com mais de 4.500 atendimentos. Neste primeiro ano também fizemos intervenções na estrutura física das Escolas de Angical, Padre Cícero, Luiz Viana Filho, Duque de Caxias, Paraíso e Anísio Teixeira (Lagoa Nova), e implantamos ainda a Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA), através de parceria com o IFBa e com a UNEB – UAT (Universidade Aberta da Terceira Idade)”, completou, lembrando que esse ano voltou a acontecer o Encontro Literário, dando visibilidade às atividades pedagógicas da Rede (com publicação de livro dessas atividades), e a retomada das obras da creche do bairro Silva Pereira e da quadra poliesportiva da Escola Antônio Carlos Magalhães.
 

O prefeito lembrou ainda que esse ano Irecê realizou o mais organizado, seguro, e o melhor e maior São João da história de Irecê, resgatando o São João típico, inovando com a cidade cenográfica e a Missa do Vaqueiro, o Circuito Mercadão do Zé Bigode e o São Pedro da Boa Vista, além de apoiar as festas juninas nos povoados. “Fomos responsáveis ainda pelo maior espetáculo da Paixão de Cristo já visto em Irecê, que não acontecia há mais de 10 anos, e implantamos em praça pública, o projeto Tamboretes Culturais”. O esporte também foi lembrado, com a instalação de oito academias de saúde, com contrapartida do município, e a reforma e reinauguração do Estádio Joviniano Dourado Lopes, o Douradão. “Temos desafios, como o gramado do campo do bairro Boa Vista, a recuperação total do Ginásio de Esporte do município e construção de uma arena Multiuso no local onde fica a Piscina do Ginásio”, finalizou.

Governo - 22 de dezembro - 2017 às 18h58
netools comunicação digital
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2018