Prefeitura de Irecê recebe do estado Escola de Itapicuru

A escola estadual de Itapicuru, construída pelo Estado e ainda sem inauguração, foi repassada ao município de Irecê, fruto de negociações entre o prefeito Elmo Vaz e o secretário de educação estadual, senador Walter Pinheiro.

O ato de cessão de uso aconteceu em agenda ocorrida entre o diretor do Núcleo Territorial de Educação da região de Irecê, antiga DIREC, Clendson Rodrigues e o secretário de educação do município, Agnaldo Freitas, acompanhado da equipe técnica da Rede Municipal.

De acordo com o secretário do município, o novo prédio vai abrigar o funcionamento da Escola Municipal Abdias Mendes Souza, que será em tempo integral e integrada.

O prefeito comemorou a conquista da nova estrutura escolar para o município.  “Participei diretamente do início da construção dessa escola pelo estado, quando era diretor geral da Sucab, e é uma honra trazer nesse momento a escola para uso do município onde iremos proporcionar a nossos alunos do campo, uma oportunidade de estudar em tempo integral”, afirmou Elmo Vaz.

Nova estrutura, nova proposta na educação do campo

Segundo a coordenadora técnica da educação integral, Fabrízia Pires, a proposta de educação de tempo integral e integrada estimula às “novas concepções, discursos e práticas”, e estabelece como bases uma matriz curricular multirreferencial, uma perspectiva intercultural e estruturadas por eixos temáticos, promovendo assim o conceito pleno de formação focada na aprendizagem e autonomia social dos sujeitos.

Ainda de acordo com Fabrízia, a escola de tempo integral e integrada “proporcionará a permanência das crianças por nove horas no ambiente escolar, permitindo com isso maiores possibilidades de sensibilização à aprendizagem reforçada por outras linguagens provocadas pelas artes, tecnologias, música, teatro e dança”, explica .  “Nós temos hoje no município as Escolas Tenente Wilson e Escola Parque com ciclo de desenvolvimento Infância I e Infância II. Em Itapicuru, avançaremos para além dessas, incluindo o segmento do Fundamental II”, ressalta.

De acordo com a subsecretária de Educação e coordenadora de Educação no Campo, Jussara Sena, a cessão de uso da Escola Estadual de Itapicuru pelo município vai ser um momento de implantação e implementação da política de Educação no Campo. “Essa será a primeira escola de tempo integral do campo e esperamos ter essa escola como referência para o território de Irecê, numa proposta voltada ao ciclo de formação humana no campo”, destaca.

Educação - 31 de março - 2017 às 17h27
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2017