Prefeitura estrutura Cooperativa de Catadores e coleta seletiva é iniciada em Irecê

A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, viabilizou o início dos trabalhos de coleta seletiva na cidade, entregando à Cooperativa de Catadores Recicla Irecê todo o material necessário, a exemplo de fardamento, prensa enfardadeira, elevador de carga, balança, carros plataforma e carrinhos de coleta, além de local provisório para a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Francisco Borges, a orientação dada é que o cidadão separe em sua casa todo o lixo seco reciclável, e aguarde a visita do catador, ou então leve até a Unidade de Triagem, que fica no antigo setor de transportes, na saída para Lapão. “O mesmo é válido para as empresas. Dessa forma, além de contribuir para a proteção do Meio Ambiente, estaremos contribuindo para a renda dos catadores”, disse.

Presidente da Recicla Irecê, Joyce Alves Bonfim conta que a ação representa um grande avanço. “Contamos com a colaboração de toda a população. A gente trabalhava dentro do lixão, e quando ele foi desativado ano passado, a Prefeitura passou a nos dar um auxílio mensal, e agora está viabilizando o nosso trabalho. Ganhamos farda, crachá, bota, tudo direitinho, e tem esses equipamentos todos, a gente só tem a agradecer”, comemora.

Ação educativa – como preparação para a Coleta Seletiva, a Prefeitura, em parceria com a Funasa e por meio das suas secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, realizou Capacitação em Educação para a Saúde Ambiental na Gestão correta dos Resíduos Sólidos com todos os catadores, além de professores da rede municipal de ensino e agentes de saúde e de endemias, que estão atuando como multiplicadores das informações junto a moradores de toda a cidade.

Meio Ambiente - 28 de novembro - 2018 às 13h12
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2019