Prefeitura realiza projeto antitabagista e entrega certificados para mais 71 ex-fumantes

Pela primeira vez em Irecê fumantes podem participar de programa antitabagista promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, com equipe multiprofissional do Nasf formada por psicóloga, nutricionista, farmacêuticos e fisioterapeutas; bem como demais profissionais das equipes de Saúde da Família: médicos, odontólogos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.

Após três meses de trabalho, a ação, que faz parte do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo – PNCT, foi concluída e entregou certificados de ex-fumantes para mais um grupo, com 71 pacientes dos PSF’s dos bairros Arnóbio Batista, Boa Vista, Paulo Freire, Vila Nobelino e São Francisco. “Este projeto é uma grande vitória para todos os profissionais envolvidos. Somos pioneiros em realizá-lo, levando em consideração o suporte multiprofissional comprometido com os pacientes, e com o processo de trabalho”, comemora a fisioterapeuta Claianne Moitinho.

Maria Aparecida Oliveira, do bairro São Francisco, agradece a Prefeitura pelo projeto. “Tenho certeza de que daqui pra frente vai dar tudo certo, seguindo de cabeça erguida e pensando na saúde e no melhor para nossas vidas. Já Perdi alguém da família pelo cigarro, e hoje eu luto para que isso não aconteça comigo”, desabafou.

Durante os três meses, foram realizadas intervenções com medicamentos, atividades educativas, dinâmicas de grupo, além de reavaliação com diversos profissionais da equipe. Finalizada essa etapa, acontece o primeiro encontro de prevenção à recaídas, para que alguns pacientes recebam posteriormente alta do programa, podendo ir ao PSF a qualquer momento.

Saúde - 23 de outubro - 2017 às 11h25
Prefeitura Municipal de Irecê - Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01 Centro - Irecê-Ba - 2017