W3C

21/05/2020

⚠️ Conforme foi divulgado em boletim desta quinta-feira (21/05), foi confirmado mais um caso positivo para a Covid-19 em Irecê, sendo o paciente um homem de 39 anos. De imediato, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou o trabalho de investigação sobre a contaminação, e, descartada a hipótese de que tenha sido um caso importado, ou seja, o paciente não saiu da cidade e não sabe dizer se teve contato com pessoas contaminadas de fora, chegou-se à conclusão de que se trata de transmissão comunitária.

O paciente, desde o início dos sintomas, iniciou o isolamento domiciliar, e na ausência de melhora do quadro, se dirigiu ao P.A. Covid, no Hospital Municipal. Como os sintomas apareceram há alguns dias, dentro das normas protocolares, foi propícia a realização do exame por teste rápido, que detectou a positividade. No momento, o mesmo se encontra em isolamento domiciliar, monitorado, assim como as pessoas com quem manteve contato.

O que é transmissão comunitária - é quando não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais. Nesse contexto, os cuidados sanitários e as medidas de isolamento social que têm sido amplamente difundidos ganham ainda mais importância.

O Comitê de Operações de Emergências (COE) irá se reunir para avaliar novas medidas de proteção que poderão ser tomadas nos próximos dias.

Autor: