Assistência Social
Irecê inicia processo de qualificação para promover assistência social de referência
23/05/2019

A primeira etapa das ações da Rede Especial de Atendimento Social (Reas), em Irecê, está acontecendo neste mês de maio. O projeto traz cursos, seminários e programas de qualificação para os agentes sociais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) voltadas para a promoção dos direitos dos cidadãos e, em especial, os direitos e a proteção à criança e ao adolescente do município. A determinação do prefeito Elmo Vaz é “fazer de Irecê uma referência regional e mesmo estadual na área da assistência social com uma equipe de excelência”.

O Reas, que acontece até setembro, também promove a capacitação de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social requalificando e potencializando os talentos que existem na área da assistência desde o secretário até os auxiliares de serviços gerais. Fazem parte do público-alvo do projeto toda a equipe do Creas e do Cras, que envolve psicólogos, advogados, educadores e assistentes sociais e a equipe de visita à zona rural.

Coordenado pelo Centro Internacional Avatar - CIACEN, o Reas se divide em duas ferramentas: a capacitação contínua, utilizando a liderança positiva e a gestão produtiva, e o uso das estratégias da cultura. “Usamos a cultura e suas ferramentas porque são transformadoras de vidas”, disse o diretor geral do projeto Paulo Atto. O Secretário de Assistência Social, Rafael Sydhartha afirma que “todas as nossas ações são focadas no melhor atendimento e apoio às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal promovendo um novo tempo na assistência do município”.

Após a participação no Reas os agentes vão aumentar a capacidade de liderança e trabalhar com maior empatia no atendimento aos demandantes. O Reas investe na prevenção e tem como diferencial a educação emocional para oferecer um atendimento com qualidade e profissionalismo. “Preparamos profissionais para ter um atendimento social de referência”, finaliza o prefeito Elmo Vaz.