Prefeitura de Irecê promove cronograma de atividades da campanha Outubro Rosa
11/10/2018

Começaram nesta segunda-feira (9) as ações da campanha Outubro Rosa em Irecê, promovidas pela Prefeitura municipal através da Secretaria de Saúde. O cronograma prevê atividades diversas de conscientização e atendimento, que vão visitar várias Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) espalhadas por todo o município durante o mês de outubro. Uma média de aproximadamente 100 pessoas deverão comparecer em cada UBSF nos dias de realização da campanha, que tem como missão a conscientização sobre a importância da prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo de útero. Alunos e professores da Faculdade Irecê (FAI) estão apoiando a campanha colaborando nas ações de atendimento e conscientização.

O Outubro Rosa promove palestras sobre violência contra a mulher, câncer de colo do útero e câncer de mama, aulas de zumba, testagem rápida para sífilis realizadas pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado), coleta de preventivo e agendamento do exame de mamografia para rastreamento, sendo que para mulheres a partir de 45 anos o exame terá data definida de imediato.

No PSF dos bairros Fundação Bradesco, Paraíso, Vivendas 1 e 2, a programação envolveu também bastante animação, com muita música e atividades especiais, como o "dia da beleza", com serviço de cabeleireiro, além da participação de estudantes da Faculdade FAI.  Para a coordenadora do serviço de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Lívia Magna, a campanha será um momento muito importante para a saúde da mulher no município. "Serão dias de muito aprendizado para as nossas mulheres a respeito do câncer de mama, além de aprofundar o nosso vínculo com a comunidade", afirma a coordenadora.

Para Terezinha Barros da Silva, moradora do bairro Fundação Bradesco, a campanha Outubro Rosa é um momento para incentivar as mulheres a cuidarem da própria saúde e também se integrarem com outras mulheres. "Essa ação é maravilhosa, acho que isso deveria ser feito em todos os meses e não só no mês de outubro, pois muita gente se acomoda e quando vem procurar o sistema de saúde já é tarde, então é questão de prevenção", aponta ela.

Confira o calendário de atividades do Outubro Rosa em Irecê:

8/10 - UBSF dos bairros Bradesco e Paraíso, pela manhã
10/10 - UBSF do bairro Vivendas (I e II), pela manhã