Campanha Agosto Dourado é concluída com palestra e confraternização em Irecê
31/08/2018

A Prefeitura municipal, através da secretaria de Saúde, celebrou na tarde desta quarta-feira (29), na Casa de Parto Normal de Irecê, o encerramento da Campanha Agosto Dourado, que traz como tema proposto pelo Ministério da Saúde em 2018 "Amamentação é a Base da Vida”, com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz recentemente).

O Agosto Dourado foi criado em 2017 para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, e é um chamado a importância a prática da amamentação para prover a melhor nutrição possível para os bebês e estreitar os laços entre mães e filhos. Com ações de conscientização, aconselhamento e troca de experiências, profissionais de saúde da Rede de Atenção Básica do município orientam e incentivam as futuras mamães a amamentarem seus filhos exclusivamente com o leite materno, o melhor alimento que existe para os bebês.

A pediatra Dra. Cibele Ribeiro Menezes, que atua pela Rede municipal pelo Núcleo de Educação Permanente, falou para o público sobre os inúmeros benefícios da amamentação e os malefícios e riscos de não se praticar o aleitamento materno. "A amamentação exclusiva para o bebê por si só previne mais da metade dos casos de diarréia, um terço das infecções respiratórias em crianças de até 2 anos, protege contra otites nos primeiros meses de vida e também promove muito benefício para a saúde da mãe. E pra completar, crianças alimentadas exclusivamente com aleitamento materno tem chances 41% menores de morrer", relata a pediatra.

A gestante Raquel Martins participou da campanha e falou sobre a experiência. "Está sendo muito proveitoso, pois a gente tá aprendendo aqui o que deveria ser óbvio, que amamentar os nossos filhos é a melhor forma de dar amor e cuidado a eles", afirmou. Raquel está na reta final da gestação e em breve será uma nova mamãe a colocar em prática a filosofia do Agosto Dourado.

Para a secretária de Saúde Dulce Barreto, a campanha é de fundamental importância para promover mais conscientização e melhoria na qualidade de vida das famílias. "Está mais do que provado que a amamentação é o melhor caminho para criamos nossos filhos mais fortes e saudáveis. A consequência direta disso, do ponto de vista da saúde pública, é termos menos crianças sofrendo com doenças diversas e tendo que buscar tratamento médico, o que consequentemente gera menos fluxo de pacientes na rede pública. Prevenir é sempre melhor do que remediar", apontou.

Na conclusão do evento, a coordenadora do Centro de Parto Normal de Irecê, Tarcia Ariane, apresentou as gestantes todo o fluxo de funcionamento da unidade, convidando o público para visitar as instalações. "Essa unidade se diferencia pelo atendimento humanizado e privilegia a privacidade, dignidade e autonomia da mulher ao parir em um ambiente mais acolhedor e com a presença do acompanhante de sua preferência", ressaltou Tarcia.