Indústria e Comércio
Festival Gastronômico Paladares do Sertão é concluído com grande celebração da culinária regional
18/12/2017

Após 19 dias de descobertas e exaltação da culinária local, e três dias de celebração e muito aprendizado com grandes mestres da culinária baiana e nacional, o Festival Gastronômico Paladares do Sertão concluiu com sucesso a sua primeira edição, que trouxe de forma pioneira para a região o formato de festival para impulsionar o setor de alimentação e bares de Irecê, além da cadeia produtiva da caprinovinocultura.

O encerramento foi marcado pela inédita feira gastronômica montada no Parque de Exposições, que ofereceu praça de alimentação com pratos exclusivos, parque de diversões, oficinas, workshops e aulas-show, além de uma programação cultural com shows e apresentações teatrais. Na tarde do último domingo (17), um grande churrasco fogo de chão celebrou a festa de sabores que agraciou o paladar do público ireceense.

O presidente da CDL/Irecê, João Marlon, fez um apanhado do sucesso do evento. "Nós sonhamos, planejamos e realizamos este evento com o intuito de deixar um legado para a nossa região. Foi com grande esforço que o Paladares do Sertão virou realidade, e isto não seria possível sem a grande colaboração dos nossos parceiros. Por isso, agradeço a Prefeitura Municipal e a ACE (Associação Comercial Empresarial de Irecê), que foram os co-realizadores, e também a Aprir, que nos cedeu o espaço do parque, ao Sebrae, Senac, Sincom, Sinpri e Senar, que nos apoiaram com o aporte pedagógico dos cursos e a nossa curadora Rosa Gonçalves, que nos orientou e montou este timaço de chefs de vários lugares do Brasil. Como eu sempre gosto de dizer, junto podemos mais", afirmou entusiasmado.

Legado - O 1º Festival Gastronômico Paladares do Sertão se firma como o primeiro do gênero na região e passa a integrar o calendário de eventos da região de Irecê, inclusive abrindo possibilidades de fortalecimento turístico para o município, de acordo com o entendimento do prefeito Elmo Vaz. "O primeiro Festival Gastronômico foi um daqueles eventos que a gente fica com orgulho de realizar. A parceria nesta iniciativa da CDL honra nosso governo e demonstra que estamos no caminho certo em investir no desenvolvimento. Os conhecimentos promovidos no evento tornam Irecê ainda mais significativa para o turismo, colocando-se como pólo, também, de grandes eventos", afirmou Elmo.

Resultados saborosos - O festival envolveu 40 estabelecimentos no circuito e feira gastronômica; capacitou criadores de caprinos e ovinos sobre segurança alimentar do rebanho; aprimorou produtores e profissionais de açougues e restaurantes com técnicas de corte e defumação; ofereceu curso específico para montagem de drinks e coquetéis para profissionais de bares e realizou junto aos restaurantes um grande curso voltado para a cozinha nordestina e montagem de pratos, atividades que foram desenvolvidas graças a parceria estabelecida com o Senac/Sincom.

Sob a coordenação da chef Rosa Gonçalves, que fez a curadoria do evento, foram oferecidas 17 aulas-show, que variaram entre pratos de caráter mais regional no espaço Cozinha de Interior e receitas mais universais no Auditório de Aula-Show, além da Oficina de Cortes, Defumação e Embutidos para caprinos e ovinos, ministrada por um dos mestres brasileiros do corte e análise de carcaças, o paulista Isaías Valim. Houve até uma aula específica para crianças, ministradas pelo chef goiano André Luís, que mostrou aos pequenos como montar sanduíches especiais.

Por Rodrigo de Castro Dias/Ascom CDL