Prefeitura de Irecê promove palestra sobre câncer de mama nesta segunda (22)
22/10/2018

A Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta segunda-feira, 22/10, a palestra “Câncer de Mama”, ministrado pela ginecologista Zilmara Gaio. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, e acontece a partir das 14h, na Unidade Saúde da Mulher, no complexo do Hospital Municipal.

A Secretária municipal de Saúde, Dulce Nunes, explica que o evento vai ajudar a conscientizar as mulheres, estudantes e Profissionais de Saúde, acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, as chances de cura chegam a até 95%”, explica. “A palestra vai auxiliar ainda na desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, completou, acrescentando que a programação conta ainda com uma aula de Zumba, ministrada pelo professor Joca.

Ainda segundo a secretária, a Prefeitura tem realizado uma série de ações em comemoração ao “Outubro Rosa”, com atividades diversas de conscientização e atendimento, nas várias Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do nosso município durante todo o mês. “A campanha tem como missão a conscientização sobre a importância da prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo de útero”, disse. “Estamos realizando ainda ações como testagem rápida para sífilis realizadas pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado), coleta de preventivo e agendamento do exame de mamografia para rastreamento, e contamos com o apoio de alunos e professores da Faculdade Irecê (FAI) que também estão apoiando a campanha e colaborando nas ações de atendimento e conscientização”, finalizou.