Indústria e Comércio
Projeto Cidade Empreendedora é apresentado para Prefeitura de Irecê
03/09/2018

Além do Prefeito Elmo Vaz e do Vice-Prefeito Erício Batista, secretários municipais participaram do encontro

“Que seja um projeto transformador e que ajude a trazer ainda mais desenvolvimento para a nossa cidade”. Com esse entusiasmo, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, falou sobre o projeto Cidade Empreendedora, apresentado pelo Sebrae para a gestão municipal, incluindo o vice-prefeito Erício Batista e todos os secretários municipais nesta quinta-feira, dia 30, no auditório do Hotel W4 em Irecê.

O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, ressaltou a importância da discussão em torno de ações que fomentem o empreendedorismo, e deu total apoio ao projeto Cidade Empreendedora. “Nosso povo é valente e criativo. Temos um grande potencial empreendedor e esse projeto vai nos orientar e abrir um leque de oportunidades que comtemplarão os micro e pequenos negócios e os produtores rurais da nossa cidade. Vamos fortalecer ainda mais a nossa Sala do Empreendedor”, avalia.

Durante o evento, os secretários construíram um cronograma de consultorias e conheceram alguns eixos que serão abordados ao longo do acompanhamento dos eixos pelos consultores do Sebrae. Na oportunidade, foi apresentada também a dinâmica do Prêmio Prefeito Empreendedor.

Para o prefeito Elmo Vaz, a integração das secretarias em prol de um projeto de desenvolvimento empreendedor para a cidade será um ponto muito positivo. “Vamos trabalhar em conjunto para abraçar da forma mais eficiente todas as ações que fomentem o empreendedorismo em Irecê. A Prefeitura será parceira neste projeto, que vai reforçar as ferramentas que já temos como a Sala do Empreendedor, e acolher outras práticas de fomento ao cenário empreendedor”, disse.

Ronaldo Miron, diretor da Superintendência de Trânsito e Mobilidade de Irecê (STM), destaca o papel importante do microempreendedor, que está ligado ao desenvolvimento e ao crescimento da cidade. “Como o órgão de trânsito é o responsável pela regulamentação do sistema de transporte de passageiros, vamos ter uma pessoa responsável para atender diretamente os mototáxis, taxistas e profisisonais de transporte de uma forma geral. É um suporte importante, que vai facilitar e desburocratizar o atendimento desses empreendedores”, avalia.

Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destaca a força empreendedora da cidade e fala sobre a importância desse projeto ser implantado. “O Cidade Empreendedora interliga eixos como a implementação da Sala do Empreendedor, compras públicas, levantamento de oportunidades, planejamento de desenvolvimento econômico, entre outros. O Sebrae será um braço de apoio para a prefeitura no que se refere à legalização dos novos empreendimentos com a desburocratização da lei, além da potencialização do mercado para o microempreendedor”, explica.

Cidade Empreendedora - O Cidade Empreendedora é um programa de transformação econômica de municípios voltado para a gestão pública e lideranças locais.

O programa tem como foco melhorar o ambiente de negócios através da implantação de políticas públicas e ações de desenvolvimento para os pequenos negócios, fazendo com que os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa sejam implantados no município. O programa visa a implementação de políticas públicas promovam, de fato, um ambiente favorável aos negócios e para garantir mais recursos financeiros circulando localmente.

Autor: Agência Sebrae de Notícias