Educação
Gincana escolar do Colégio Odete arrecada doações para entidades de apoio a pessoas carentes
22/08/2018

O Colégio Odete Nunes Dourado, integrante da Rede Municipal de Ensino do município de Irecê, realizou na última semana a sua gincana anual, que envolveu 1150 estudantes da unidade e mobilizou toda a comunidade escolar, entre servidores e familiares dos alunos. A ação conta com suporte e apoio da Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Educação.

O evento deste ano teve como mote o tema "Gentileza na Escola gera gentileza com o outro e com o mundo", que trouxe discussões sobre as relações humanas e também debates sobre a conservação e preservação do meio ambiente, além de atividades lúdicas e reflexivas dentro e fora da escola, como a realização de pesquisas e entrevistas com moradores da cidade sobre "O que é ser gentil".

Além disso, a gincana contou com diversas apresentações culturais, entre música, dança e teatro. Um dos grandes destaques do evento foi a arrecadação de alimentos e roupas conduzida pelos estudantes, que angariaram junto a população mais de uma tonelada e meia de alimentos e aproximadamente 4.500 peças de roupas, que foram doadas para entidades de proteção social que atuam em Irecê, como a Cáritas Brasileira, a Abai (Associação Beneficente ao Ancião de Irecê) e outras.

Para Roberta, a diretora do Colégio Odete, a gincana escolar é uma excelente forma de celebrar a união da comunidade escolar e também construir na prática noções de cidadania entre os estudantes. "É um momento de grande alegria e construção coletiva para todos nós, e uma forma de incentivar os nossos alunos a praticarem ações cidadãs, como a campanha de arrecadação", explica a diretora.